Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Tarte de Maçã


Eu não sou grande pasteleira... gosto muito de cozinhar, mas doces não são o meu forte. Contudo, resolvi arregaçar as mangas e experimentar. Parece que não me saí muito mal... Resolvi experimentar uma receita de tarte de maçã que vi no blogue Cantinho da Zezinha.

INGREDIENTES:
1 base de massa folhada
0,5 l de leite
1 casca de limão
100 g de açúcar
4 gemas
30 g de farinha
Sumo de limão
Canela
3 maçãs
Vinho do porto

PREPARAÇÃO:
Forrei a forma com a massa e coloquei no frigorífico.
Numa tigela misturei o açúcar, as gemas e a farinha.

Num tacho coloquei o leite com a casca de limão e levei ao lume, deixando ferver. Juntei a mistura da tigela    e deixei engrossar. Depois retirei  a casca de limão e reservei, deixando arrefecer um pouco.
Descasquei as maçãs, cortei-as em fatias e reguei-as com sumo de limão. Coloquei as maçãs na forma e cobri com o creme de leite e ovos.
Reguei a superfície da tarte com um pouco de vinho do porto e polvilhei com canela.
Levei ao forno durante 40 minutos.

BOM APETITE!

Lasanha de Bacalhau com Espinafres


Bacalhau, um dos peixes preferidos do meu marido... e, como há "mil e uma" receitas de bacalhau, a criatividade para cozinhá-lo nunca se esgota. Desta vez, resolvi fazer uma lasanha de bacalhau com espinafres e resultou numa refeição bem leve e agradável.

INGREDIENTES:
1 cebola
4 dentes de alho
1 alho francês
azeite
400 g de bacalhau
200 g de espinafres
0,5 dl de leite
5 dl de molho béchamel Parmalat
Sal e pimenta
Noz-moscada
Folhas de lasanha fresca
100 g de queijo mozarela ralado
orégãos secos

PREPARAÇÃO:
Cozi previamente o bacalhau, desfiei e retirei as espinhas.
Num tacho refoguei a cebola, o alho francês e os alhos picados no azeite. Juntei os espinafres picados (se preferir pode cozê-los primeiro), o bacalhau e o leite. Deixei ferver durante alguns minutos, mexendo sempre. Temperei com sal, pimenta e noz-moscada. Adicionei um pouco de béchamel e envolvei tudo muito bem.
Num tabuleiro coloquei camadas alternadas de folhas de lasanha e do refogado de bacalhau, polvilhadas com orégãos. Terminei com o restante béchamel. Polvilhei com o queijo e levei ao forno até dourar.
Servi a lasanha acompanhada de uma salada de alface.

BOM APETITE!

Carne de Porco com Alecrim


O alecrim é uma planta aromática que utilizo com regularidade nas minhas receitas. Depois de uma pesquisa pela internet e no blogue As minhas Receitas, descobri esta receita que me agradou particularmente pelo uso do alecrim.

INGREDIENTES:
400gr. de carne de porco em cubos
8 batatas
4 dentes de alho
3 folhas de louro
Massa de pimentão
Alecrim fresco
Sal e pimenta q.b.
1,5dl de vinho branco
Azeite
1 colher de sopa de banha

PREPARAÇÃO:
Temperei a carne de porco com os dentes de alho picados, as folhas de louro, a massa de pimentão, sal, pimenta e vinho branco. Deixei marinar durante duas horas.
Descasquei as batatas e cortei-as em cubos e levei-as a cozer em água temperada de sal.

Num tacho coloquei o azeite e a banha e juntei a carne de porco escorrida da marinada, deixando fritar durante alguns minutos até ficar loura. Adicionei a marinada e o alecrim picado e deixei cozinhar em lume brando.
Depois das batatas estarem cozinhadas (mas não a desfazerem-se), retirei-as e escorri-as. Juntei as batatas à carne e envolvi tudo muito bem, deixando apurar durante alguns minutos.
Coloquei num tabuleiro de servir e polvilhei com alecrim fresco.  Servi com uma salada de alface.

BOM APETITE!

Arroz de Pato


O arroz de pato é uma receita que gosto muito de fazer porque me faz lembrar os meus tempos de infância. Apesar de ter aprendido esta receita com a minha mãe,  esta tem já algumas diferenças, como por exemplo a utilização da especiaria açafrão das índias.

INGREDIENTES:
1 pato
Chouriço
Cebola
2 cravinhos
1 caldo de carne
Arroz
Açafrão das índias q.b.
2 ovos
Sal q.b.

PREPARAÇÃO:
Lavei muito bem o pato e coloquei-o na panela de pressão com o chouriço em água temperada com sal, a cebola, dois cravinhos e um caldo de carne. Deixei cozer durante 35 minutos.
Depois retirei o pato e deixei arrefecer. Retirei os ossos e as peles, desfiando a carne. Cortei o chouriço em rodelas.
Coei o caldo e desengordurei-o. Voltei a colocar o caldo numa panela e deixei ferver até reduzir, rectificando de sal. Juntei o arroz e coloquei um pouquinho de açafrão das índias. Deixei cozinhar durante 15 minutos e ao fim desse tempo desliguei o lume e deixei repousar um pouco.
Adicionei  a carne desfiada e envolvi tudo muito bem.
Num tabuleiro coloquei o arroz envolvido com a carne  e pincelei o arroz com duas gemas de ovo desfeitas num pouquinho de água para formar crosta. Por cima decorei com o chouriço.
Levei ao forno até dourar.

BOM APETITE!

Alho francês com Delícias à Brás


A sugestão que hoje vos apresento é alho francês com delícias do mar à brás. É um prato delicioso e não se sente a falta de bacalhau ou outro tipo de proteínas!

INGREDIENTES:
2 alhos francês
1 cebola
Batatas
1 dente de alho
3 ovos
Azeite
Delícias do mar
Sal e pimenta q.b.
Salsa picada

PREPARAÇÃO:
Descasquei as batatas, cortei-as fininhas (tipo palha) e fritei-as.
Na wok coloquei azeite, a cebola às meias-luas, o alho picado, o alho francês às rodelas fininhas e deixei refogar durante alguns minutos.
Bati os ovos e temperei com sal e pimenta. 
Juntei as batatas palha ao refogado e adicionei os ovos, envolvendo tudo muito bem. Deixei cozinhar durante alguns minutos.
Apaguei o fogão. Cortei as delícias do mar em pedaços e juntei, envolvendo tudo novamente. 
Polvilhei com salsa picada e servi com uma salada.

BOM APETITE!

Salada Quente de Couve Lombarda


Adoro couve lombarda e é um ótimo acompanhamento para pratos de carne.
Aprendi uma receita de couve lombarda com bacon e chouriço com uma colega minha que faço muitas vezes cá em casa.. Podem consultar esta receita e outras no seu blogue Cantinho da Zezinha.
Como adicionei uma boa quantidade de chouriço e bacon comemos esta salada quente de couve lombarda como prato principal.

INGREDIENTES:
Couve lombarda
Cebola
Alho
Bacon
Chouriço
Sal e pimenta q.b.
Azeite

PREPARAÇÃO:
Num tacho cozi a couve cortada fininha com água temperada de sal.
Na wok coloquei azeite, a cebola picada, o alho picado e refoguei durante uns minutos. Juntei o chouriço às rodelas fininhas e o bacon em pedaços pequenos. Deixei apurar um pouco e adicionei a couve, envolvendo tudo muito bem.
Coloquei a tampa na wok e deixei apurar durante alguns minutos. Rectifiquei os temperos (sal e pimenta).

BOM APETITE!

Arroz de Frango com Pimentos e Alho Francês


Com os dias de chuva e frio só apetece comida reconfortante. Inspirada pelo dia chuvoso de ontem fiz uma refeição de um tacho só para aquecer a alma e o coração.

INGREDIENTES:
1/2 frango partido em pedaços
1 cebola
1 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 alho francês
4 dentes de alho
1 tomate maduro
Vinho branco
Arroz vaporizado
Pimenta e sal q.b.
Azeite
Alecrim fresco q.b.

PREPARAÇÃO:
Na wok coloquei azeite e deixei aquecer. Temperei o frango com um pouco de sal e alourei-o no azeite. Depois retirei-o e reservei.
Acrescentei a cebola picada, o pimento vermelho e verde às tirinhas, o alho picado, o tomate em pedaços e o alho francês em rodelas fininhas, deixando cozinhar durante alguns minutos.
Adicionei os pedaços de frango, o vinho branco e um pouco de água. Temperei com um pouco de sal e pimenta e deixei levantar fervura. De seguida reduzi o lume, tapei a wok e deixei cozinhar mais 40 minutos.

Ao fim deste tempo acrescentei o arroz e rectifiquei os temperos, deixando cozinhar em lume brando até a água ter sido absorvida. Desliguei e deixei repousar durante alguns minutos, polvilhando com alecrim fresco picado. 
Servi com uma salada.

BOM APETITE!

Feijoada


A feijoada é um prato típico dos países lusófonos e pode ser confecionada de diferentes formas. Neste prato, o feijão é um ingrediente fundamental.
Em Portugal cozinha-se com feijão branco ou feijão vermelho e geralmente inclui legumes (tomate, cenouras e/ou couve) juntamente com carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela e/ou farinheira.
A receita que vos apresento é a minha visão de feijoada porque há alguns ingredientes da receita tradicional que eu não utilizo.

INGREDIENTES:
Feijão vermelho
Chouriço
Morcela
Couve lombarda
Cenoura
300 gr de carne de porco
cebola
tomate
alho
piri-piri
vinho branco
pimenta e sal q.b.
azeite
louro

PREPARAÇÃO:
Cozi o feijão em água temperada com sal, a carne e a couve em tachos diferentes.
Fiz um refogado com azeite, cebola e alho picados, louro e tomate aos pedaços (também se pode usar polpa de tomate). Juntei a carne aos pedaços, o chouriço e a morcela às rodelas, a cenoura às rodelas, adicionando o vinho branco, e deixei cozinhar lentamente em lume brando. Depois, adicionei um pouco de água.
Juntei a couve, rectifiquei os temperos e o picante e deixei ferver durante alguns minutos.

BOM APETITE!

Frango na Wok


Gosto muito de cozinhar na wok, desta vez foi frango com chouriço. O sabor do frango do campo é maravilhoso e com legumes, que trago da horta dos meus pais, ainda fica melhor.
A receita que vos apresento foi inspirada na receita de Cataplana de Frango com Chouriço de As Minhas Receitas.

INGREDIENTES:
1/2 frango partido em pedaços
1 pimento verde
1 tomate maduro
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 cebola
4 dentes de alho
1/2 chouriço
sal e pimenta q.b.
vinho branco
salsa
malagueta
azeite q.b.


PREPARAÇÃO:
Lavei os legumes todos. Cortei o pimento em tiras, o tomate em pedaços e a cebola em meias luas.
Na wok coloquei o azeite, os legumes, o alho picado e o frango. Juntei o chouriço em rodelas e uma colher de sopa de polpa de tomate. Temperei com sal, uma malagueta, pimenta e salsa picada. Reguei com um fio de azeite e um pouco de vinho branco.
Tapei a wok e levei a cozinhar durante 45 minutos.Servi acompanhado de arroz com passas de uva e uma salada de alface.


BOM APETITE!